January 27, 2005

Ocean's Twelve (2004)

Ocean's Twelve (2004) - Steven Soderbergh


Até no Cinema, ano novo vida nova. E nada como começar o ano cheio de estilo, pois é disso que se trata este filme, estilo. Realizador com um estilo, actores com estilo, ladrões com muito estilo, enfim, uma autêntica torrente de requinte. A história essa, apesar de não ter igual primor, cumpre o objectivo de entreter.

O ameaçador (e enganado) Terry Benedict pretende reaver todo o dinheiro (mais juros) que foi espectacularmente roubado do seu casino, por Daniel Ocean e sua equipa. Anos mais tarde após o histórico golpe no Bellagio, um a um, os talentosos larápios são descobertos (e avisados) por Benedict, que lhes dá o prazo de duas semanas para lhe devolverem a elevada quantia em dívida. Para adquirir tal montante, é traçado um novo objectivo (leia-se golpe) bem compensador. Mas entretanto surge uma oposição aguerrida e uma concorrência inesperada...

Contar mais, era revelar em demasia os (poucos) trunfos da história desta sequela de "Ocean's Eleven" (2001). Este filme, tal como o seu antecessor, vive á base do carisma das suas estrelas, que contagiam os personagens (devia ser ao contrário). Onde este filme perde pontos na verosimilhança das reviravoltas do argumento e no imenso aparato dos roubos, ganha-os na delícia proporcionada aos espectadores de ver um ecrãn preenchido por um invejável naipe de actores, que se diverte a espalhar a classe inata. E o público diverte-se com eles. Claro que também existem cenas muito bem conseguidas, como uma deliciosa auto-paródia de um dos elementos do elenco e o assalto/dança final do personagem "Raposa Nocturna". Tudo o resto, é estilo. Como resultado final, este filme resulta num entretenimento muito agradável à vista, mas com um conteúdo algo fraco.

*** (Razoável)