March 6, 2006

Crash (2004)

Colisão (2004) - Paul Haggis

Talvez nada mais que uma simples coincidência, ou então assim quis o destino, que no dia dos Oscares o filme alugado por mim e mais cinco amigos para visionarmos antes da cerimónia propriamente dita (na qualidade de filme nomeado e inédito a nós os seis), fosse precisamente aquele que cerca de 6 horas mais tarde receberia a distinção de Melhor Filme do ano, por parte da Academia.

Los Angeles. A toda a hora se cruzam pessoas, histórias, credos, estatutos, questões raciais, o bem e o mal, o certo e o errado. A toda a hora policias, delinquentes, realizadores, comerciantes, mães, filhos, esposas abastadas e maridos trabalhadores chocam entre si. A toda a hora, em Los Angeles.

Apesar das obras que compõem mosaicos da sociedade actual já não serem propriamente uma novidade em cinema, aqui estamos perante mais um desses exemplos, neste caso, simples mas bem conseguido, recheado de instantes dramáticos e momentos poderosos, proporcionados por um argumento muito bem escrito e bem servido pelas tais histórias verosímeis e personagens reais que interagem entre si. Paul Haggis, ainda mais conhecido como argumentista ("Million Dollar Baby") e trabalhos para a televisão, arranca aqui uma realização muito competente a nível das personagens, porém brilha mais no campo da escrita, dos diálogos, do referido argumento também da sua autoria. O elenco é todo ele excelente, com papéis bem distribuidos, onde o mérito maior é ajudarem (a par da razoável montagem) a acreditar que o filme não tem um ou outro personagem principal, mas sim que todos eles são as personagens centrais do enredo.

***** (Excelente)