January 31, 2006

Oscares 2006: Nomeações


* FILME


BROKEBACK MOUNTAIN
CAPOTE
CRASH
GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK
MUNICH


* REALIZAÇÃO

Ang Lee - BROKEBACK MOUNTAIN
Bennett Miller - CAPOTE
Paul Haggis - CRASH
George Clooney - GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK
Steven Spielberg - MUNICH


* ACTOR PRINCIPAL

David Strathairn - GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK
Heath Ledger - BROKEBACK MOUNTAIN
Joaquim Phoenix - WALK THE LINE
Philip Seymour Hoffman - MILLION DOLLAR BABY
Terrence Howard - HUSTLE & FLOW


* ACTRIZ PRINCIPAL

Judi Dench - MRS. HENDERSON PRESENTS
Felicity Huffman - TRANSAMERICA
Keira Knightley - PRIDE & PREJUDICE
Charlize Theron - NORTH COUNTRY
Reese Witherspoon - WALK THE LINE


* ACTOR SECUNDÁRIO

George Clooney - SYRIANA
Matt Dillon - CRASH
Paul Giamatti - CINDERELLA MAN
Jake Gyllenhaal - BROKEBACK MOUNTAIN
William Hurt - A HISTORY OF VIOLENCE


* ACTRIZ SECUNDÁRIA

Amy Adams - JUNEBUG
Catherine Keener - CAPOTE
Frances McDormand - NORTH COUNTRY
Rachel Weisz - THE CONSTANT GARDENER
Michelle Williams - BROKEBACK MOUNTAIN


* ARGUMENTO ORIGINAL

CRASH
GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK.
MATCH POINT
THE SQUID AND THE WHALE
SYRIANA


* ARGUMENTO ADAPTADO

BROKEBACK MOUNTAIN
CAPOTE
THE CONSTANT GARDENER
A HISTORY OF VIOLENCE
MUNICH


* FILME DE ANIMAÇÃO

HOWL'S MOVING CASTLE
TIM BURTON'S CORPSE BRIDE
WALLACE & GROMIT IN THE CURSE OF THE WERE-RABBIT


* FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA

LA BESTIA NEL CUORE » Itália
JOYEUX NOÈL » França
PARADISE NOW » Palestina
SOPHIE SCHOLL - DIE LETZEN TAGE » Alemanha
TSOTSI » África do Sul


* DIRECÇÃO ARTÍSTICA

GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK.
HARRY POTTER AND THE GOBLET OF FIRE
KING KONG
MEMOIRS OF A GEISHA
PRIDE & PREJUDICE


* FOTOGRAFIA

BATMAN BEGINS
BROKEBACK MOUNTAIN
GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK.
MEMOIRS OF A GEISHA
THE NEW WORLD


* GUARDA-ROUPA

CHARLIE AND THE CHOCOLATE FACTORY
MEMOIRS OF A GEISHA
MRS. HENDERSON PRESENTS
PRIDE & PREJUDICE
WALK THE LINE


* MONTAGEM

CINDERELLA MAN
THE CONSTANT GARDENER
CRASH
MUNICH
WALK THE LINE


* CARACTERIZAÇÃO

THE CHRONICLES OF NARNIA: THE LION, THE WITCH AND THE WARDROBE
CINDERELLA MAN
STAR WARS: EPISODE III REVENGE OF THE SITH


* MÚSICA (BANDA SONORA)

BROKEBACK MOUNTAIN
THE CONSTANT GARDENER
MEMOIRS OF A GEISHA
MUNICH
PRIDE & PREJUDICE


* MÚSICA (CANÇÃO)

"In the Deep" - CRASH
"It's Hard Out Here for a Pimp" - HUSTLE & FLOW
"Travelin' Thru" - TRANSAMERICA


* SOM

THE CHRONICLES OF NARNIA: THE LION, THE WITCH AND THE WARDROBE
KING KONG
MEMOIRS OF A GEISHA
WALK THE LINE
WAR OF THE WORLDS


* MONTAGEM SONORA

KING KONG
MEMOIRS OF A GEISHA
WAR OF THE WORLDS


* EFEITOS ESPECIAIS

THE CHRONICLES OF NARNIA: THE LION, THE WITCH AND THE WARDROBE
KING KONG
WAR OF THE WORLDS


* DOCUMENTÁRIO (LONGA-METRAGEM)

DARWIN'S NIGHTMARE
ENRON: THE SMARTEST GUYS IN THE ROOM
MARCH OF THE PENGUINS
MURDERBALL
STREET FIGHT


* DOCUMENTÁRIO (CURTA-METRAGEM)

THE DEATH OF KEVIN CARTER: CASUALTY OF THE BANG BANG CLUB
GOD SLEEPS IN RWANDA
THE MUSHROOM CLUB
A NOTE OF TRIUMPH: THE GOLDEN AGE OF NORMAN CORWIN


* CURTA-METRAGEM (ANIMAÇÃO)

BADGERED
THE MOON AND THE SON: AN IMAGINED CONVERSATION
THE MYSTERIOUS GEOGRAPHIC EXPLORATIONS OF JASPER MORELLO
9
ONE MAN BAND


* CURTA-METRAGEM (IMAGEM REAL)

AUSREISSER (THE RUNAWAY)
CASHBACK
THE LAST FARM
OUR TIME IS UP
SIX SHOOTER

January 26, 2006

The Descent (2005)


A Descida (2005) - Neil Marshall

Um ano após a sua trágica perda, Sarah reencontra cinco amigas suas, para juntas percorrerem, de uma forma tão aventurosa como terapêutica, umas grutas inexploradas...

Terror. O verdadeiro terror regressou. Em força. E com qualidade. Fugindo aos padrões algo soft e de fitas de terror adolescente (muitas com argumentos tão anorécticos e inofensivos como as suas desajeitadas actrizes teen) que se haviam instalado nos últimos anos entre o género, o inglês Neil Marshall traz-nos de volta o terror puro e duro, explicito e gore, cuja primeira pequena amostra já nos tinha sido apresentada em "Dog Soldiers" (2002). Num género onde parece já ser difícil inovar, Marshall consegue mesmo assim voltar a surpreender nesta obra intensa, onde o trunfo maior se encontra no próprio cenário natural onde o filme decorre na sua quase totalidade, as profundas grutas, que proporcionam a claustrofobia e a angústia que as personagens (interpretadas por actrizes pouco conhecidas) tão bem conseguem transparecer. Grutas labirínticas onde, numa descida ao autêntico inferno situado debaixo do solo, forças desconhecidas emergem também, de forma assustadora e cercando ainda mais este grupo de mulheres. Graças a um argumento prático e uma realização engenhosa, este filme consegue relançar o medo genuíno pela plateia que tiver o atrevimento de descobrir esta obra.

**** (Bom)

January 22, 2006

Retrospectiva 2005


Melhores filmes que vi no Cinema durante 2005:

1 - Closer
2 - War of the Worlds
3 - Sin City
4 - Habla con Ella
5 - Million Dollar Baby
6 - Der Untergang
7 - Cinderella Man
8 - King Kong
9 - The Woodsman
10 - Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith

January 19, 2006

Frases (6): Charlie Sheen in "Platoon"

"I think now, looking back, we did not fight the enemy, we fought ourselves, and the enemy... was in us."

Chris Taylor

January 4, 2006

The Godfather (1972)


O Padrinho (1972) - Francis Ford Coppola

Anos 40. Um corrupio percorre a mansão dos Corleone. É o dia do casamento da única filha de Don Vito. A Família e os seus amigos dançam e festejam. É o dia em que o Padrinho não pode recusar pedido algum, justo ou não, que lhe seja solicitado. A boda prossegue. Michael, o filho mais novo, chega da 2ª Guerra e o seu pai aguarda-o.

Não é fácil para mim elaborar uma breve apreciação de um clássico como este, não porque me faltem adjectivos para o elogiar mas porque de facto é uma obra em que simplesmente as palavras não lhe conseguem fazer justiça, tal a grande qualidade que possui. Sob a batuta de Francis Ford Coppola, que conseguiu reunir ingredientes vencedores e indispensáveis na criação desta obra-prima, é um autêntico épico patriarcal e dramático sobre a proeminência e queda de Don Vito Corleone, um dos mais poderosos senhores da Máfia, operando em Nova Iorque. O guião, da autoria de Mario Puzo e de Francis Ford Coppola inspirado no espectacular romance do próprio Puzo, é simplesmente descritivo e poderoso. Recheado de cenas de antologia, um final vingativo e espantoso, de diálogos e frases memoráveis, icónicas até, que facilmente se tornaram citações comuns entre os fãs do filme, cinéfilos em geral e não só, encontra-se aqui, talvez não o primeiro filme sobre a Máfia ou gangsters da história do Cinema, mas certamente o mais conseguido, o “original”, o precursor de excelentes sequelas, demasiadas imitações, muitas homenagens e paródias e recentes séries de culto com o mesmo tema. Desde o início somos inseridos no seio peculiar da Família Corleone graças, para além do argumento, à maneira como Coppola nos apresenta e nos mostra os extraordinários cenários, os costumes, as tradições, a época. A violência marcante que percorre grande parte do filme (tal como uma notória faceta machista é algo inerente à história e tradição da própria Máfia), apresenta-se crua e realista, bem encenada com o talento de Coppola. Apesar de algo longo, com planos e diálogos (aparentemente) demorados, o seu ritmo permanece coerente e elegante. Os actores, desde os principais aos secundários e mesmo os figurantes, são perfeitos, sendo grandes responsáveis pela verosimilhança dos ambientes e do filme. Um assombroso Marlon Brando tem aqui, para muitos, o papel da sua vida na pele do chefe da Família e Al Pacino, no papel do frio Michael Corleone, tem provavelmente aqui o personagem da sua carreira.


***** (Excelente)