March 12, 2006

Por estrear (2): Lucky Number Slevin (2006)

Uma proposta ligeira e movimentada, com um elenco de luxo (Bruce Willis, Lucy Liu, Ben Kingsley, Morgan Freeman, Josh Hartnett, Stanley Tucci ...) num filme do pouco conhecido Paul McGuigan.

Trailer aqui .

March 10, 2006

Por estrear (1): Stay Alive (2006)

Para os amantes dos filmes de terror, eis o que acontece quando a realidade se mistura com o mundo virtual dos jogos num cenário de horror. Um filme de William Brent Bell com Adam Goldberg, Sophia Bush, Frankie Muniz e Jon Foster.

Trailer aqui .

March 6, 2006

Oscares 2006: Vencedores


* FILME

CRASH


* REALIZAÇÃO

Ang Lee - BROKEBACK MOUNTAIN


* ACTOR PRINCIPAL

Philip Seymour Hoffman - CAPOTE


* ACTRIZ PRINCIPAL

Reese Witherspoon - WALK THE LINE


* ACTOR SECUNDÁRIO

George Clooney - SYRIANA


* ACTRIZ SECUNDÁRIA

Rachel Weisz - THE CONSTANT GARDENER


* ARGUMENTO ORIGINAL

CRASH


* ARGUMENTO ADAPTADO

BROKEBACK MOUNTAIN


* FILME DE ANIMAÇÃO

WALLACE & GROMIT IN THE CURSE OF THE WERE-RABBIT


* FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA

TSOTSI » África do Sul


* DIRECÇÃO ARTÍSTICA

MEMOIRS OF A GEISHA


* FOTOGRAFIA

MEMOIRS OF A GEISHA


* GUARDA-ROUPA

MEMOIRS OF A GEISHA


* MONTAGEM

CRASH


* CARACTERIZAÇÃO

THE CHRONICLES OF NARNIA: THE LION, THE WITCH AND THE WARDROBE


* MÚSICA (BANDA SONORA)

BROKEBACK MOUNTAIN


* MÚSICA (CANÇÃO)

"It's Hard Out Here for a Pimp" - HUSTLE & FLOW


* SOM

KING KONG


* MONTAGEM SONORA

KING KONG


* EFEITOS ESPECIAIS

KING KONG


* DOCUMENTÁRIO (LONGA-METRAGEM)

MARCH OF THE PENGUINS


* DOCUMENTÁRIO (CURTA-METRAGEM)

A NOTE OF TRIUMPH: THE GOLDEN AGE OF NORMAN CORWIN


* CURTA-METRAGEM (ANIMAÇÃO)

THE MOON AND THE SON: AN IMAGINED CONVERSATION


* CURTA-METRAGEM (IMAGEM REAL)

SIX SHOOTER

Crash (2004)

Colisão (2004) - Paul Haggis

Talvez nada mais que uma simples coincidência, ou então assim quis o destino, que no dia dos Oscares o filme alugado por mim e mais cinco amigos para visionarmos antes da cerimónia propriamente dita (na qualidade de filme nomeado e inédito a nós os seis), fosse precisamente aquele que cerca de 6 horas mais tarde receberia a distinção de Melhor Filme do ano, por parte da Academia.

Los Angeles. A toda a hora se cruzam pessoas, histórias, credos, estatutos, questões raciais, o bem e o mal, o certo e o errado. A toda a hora policias, delinquentes, realizadores, comerciantes, mães, filhos, esposas abastadas e maridos trabalhadores chocam entre si. A toda a hora, em Los Angeles.

Apesar das obras que compõem mosaicos da sociedade actual já não serem propriamente uma novidade em cinema, aqui estamos perante mais um desses exemplos, neste caso, simples mas bem conseguido, recheado de instantes dramáticos e momentos poderosos, proporcionados por um argumento muito bem escrito e bem servido pelas tais histórias verosímeis e personagens reais que interagem entre si. Paul Haggis, ainda mais conhecido como argumentista ("Million Dollar Baby") e trabalhos para a televisão, arranca aqui uma realização muito competente a nível das personagens, porém brilha mais no campo da escrita, dos diálogos, do referido argumento também da sua autoria. O elenco é todo ele excelente, com papéis bem distribuidos, onde o mérito maior é ajudarem (a par da razoável montagem) a acreditar que o filme não tem um ou outro personagem principal, mas sim que todos eles são as personagens centrais do enredo.

***** (Excelente)

March 2, 2006

Brokeback Mountain (2005)

O Segredo de Brokeback Mountain (2005) - Ang Lee

Wyoming, 1963. Ennis e Jack são dois jovens cowboys cujos destinos se cruzam certo dia, por questões de trabalho. Isolados na montanha de Brokeback, envolvem-se numa relação proibida de amizade e paixão, que os marcará para o resto das suas vidas...

Filme que gerou alguma polémica pela sua aberta visão da homossexualidade, ainda por cima inserida num cenário como o Velho Oeste americano (território ao longo dos tempos entendido e defendido como demasiado macho e viril), esta é uma obra tocante e corajosa sobre um amor condenado e desejos insatisfeitos. Ang Lee mostra de maneira sóbria mas bastante eficaz as fantásticas paisagens e não tem pressa em revelar o começo do amor entre os dois personagens. A brilhante fotografia marca cada fotograma do príncipio ao fim. Já o argumento revela-se pouco preciso com o aproximar do final, com saltos temporais a não ajudarem em nada. Heath Ledger e Jack Gyllenhaal são simplesmente magníficos nos respectivos papéis.

**** (Bom)